tudosobreocerrado

tudosobreocerrado

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pimenta-de-macaco uma árvore do cerrado


Familia Annonaceae
Nomes populares - pimenía-de-macaco. pimenta-de-negro. pachinhos, esfola-bainha
Sinonimia botánica - Uvaría aromática Lam.. Xylopia grandiflora St. Hil.
Características morfológicas - Altura de 4-6 m, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Folhas simples, tomentosas em ambas as faces, de 6-14 cm de comprimento.
Ocorrência - Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul, no cerrado.
Madeira - Leve, mole, textura frouxa, fácil de trabalhar, de baixa durabilidade natural.
Utilidade - A madeira pode ser empregada apenas para forros e confecção de caixas leves. Seus frutos são avidamente procurados por várias espécies de pássaros, que consomem o arilo que envolve a semente. Apresenta características ornamentais, principalmente pela ;orma incomum de sua copa; pode ser empregada na arborização de ruas estreitas e no paisagismo em geral. É ótima para o plantio em áreas degradadas de preservação permanente situadas em terrenos pobres e secos.
Informações ecológicas - Planta semidecídua, heliófita, pioneira e seletiva xerófita, característica do cerrado e campo cerrado. Apresenta distribuição ampla, porém, irreguläre descontínua, ocorrendo geralmente em baixa frequência. Apesar de sua característica pioneira é bastante enta no crescimento. Sua frutificação é irregular, produzindo grande
quantidade de sementes apenas a cada 2-3 anos. Fenología - Floresce até duas vezes por ano. porém com maior intensidade nos meses de setembro-novembro. A maturação dos frutos, por conseguinte, ocorre também em duas oportunidades, porém principalmente nos meses de abril-julho.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando uma boa parte dos mesmos encontrarem-se abertos; isto é facilmente evidenciado pela exposição do arilo e parte interna de cor vermelha. Em seguida deixá-los por alguns dias dentro de sacos plásticos para amolecê-los e facilitar a abertura manual dos frutos fechados e remoção das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 11.500 sementes. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 2 meses.
Produção de mudas - Escarificar mecanicamente as sementes antes da semeadura para aumentar a taxa de germinação. Em seguida semeá-las em canteiros contendo substrato organo-arénoso. Cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. O desenvolvimento das mudas é lento, podendo ser levadas para plantio no local definitivo em 9-11 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário