tudosobreocerrado

tudosobreocerrado

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Araça boi uma palnta do cerrado


A Eugenia stipitata, conhecida popularmente como araçá-boi, é uma planta pertencente à família Myrtaceae originária da região Amazônica, adaptável ao clima tropical úmido. A planta é um arbusto de até 3 metros de altura. Seus frutos pesam de 30 a 300 g, com casca de cor amarelo ouro bastante fina, com 4 a 10 sementes de 1 cm de comprimemnto. A polpa é bastante ácida e é utilizada para confecção de suco, sorvetes e geléias.

A planta é propagada por sementes e produz no primeiro ano após o plantio. O espaçamento varia de 3 a 4 metros e desenvolve-se melhor a pleno sol. A planta frutifica 4 a 5 vezes ao ano. Seus frutos são bastante suscetíveis à mosca do fruto e a planta suscetível à ferrugem. Pode ser encontrado em todo o territorrio nacional menos na região sul.

Comunicado importante

pessoal, vou viajar amanhã quinta-feira e so retornarei no domingo.ok apartir de domingo volto a normalidade ok. Obrigado pela cooprensão

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cutia um animal do cerrado


A cutia (Dasyprocta aguti) (também conhecida como cotia) é um mamífero roedor, da família Dasiproctidae, gênero Dasyprocta, de pequeno porte, medindo entre 49 e 64 cm. Sete espécies de cutias habitam o território brasileiro.

As cutias têm apenas vestígio de cauda, extremidades anteriores bem mais curtas que as posteriores, e pés compridos com cinco dedos, sendo três desenvolvidos, com unhas cortantes equivalentes a pequenos cascos, e o quinto dedo muito reduzido. Herbívoras, as cutias se alimentam de sementes e frutos. Costumam fazer uma coleta cuidadosa na época de abundância para utilização em épocas de escassez. Sua coloração é variável entre as espécies.

A sua pelagem apresenta um efeito especial, aparentando ser dourada. Cada pelo possui zonas de várias cores, desde branco a castanho escuro. Este efeito de zonagem, comum em muitos outros animais tais como o lobo-cinzento, é causado por uma substância chamada eumelanina, que, durante o crescimento do pelo, é produzida de forma intermitente, dando origem a esse efeito. Por esta razão é usada a designação aguti para referir genericamente este efeito na pelagem dos animais.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tamboril uma planta do cerrado


O Tamboril (Enterolobium maximum Ducke) é uma árvore de origem brasileira, frondosa, sem cheiro, de cerne marrom-claro a cinza-rosado, típica das matas da região do Pará, Amazonas e Mato Grosso. Ao contrários das madeiras-de-lei, possui baixa durabilidade ao ataque de fungos, cupins e insetos de madeira seca. Apesar disso, é muito utilizada na fabricação de móveis e brinquedos, pois é de fácil manejo e acabamento. De crescimento rápido, pode chegar a mais de quatro metros em dois anos.

Outros nomes populares: Fava-bolacha, fava-orelha-de-negro, fava-tamboril,faveira-grande, monjobo,timbaúba, orelha-de-negro.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bicho-preguiça um animal do cerrado


preguiça, ou bicho-preguiça, é um mamífero da ordem Xenarthra (anteriormente chamada de Edentata ou Desdentada), a mesma dos tatus e tamanduás, pertencente à família Bradypodidae (preguiças com três dedos) ou Megalonychidae (preguiças com dois dedos).

Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia (embaúba, conhecida por isto como árvore-da-preguiça)

De hábitos solitátios, a preguiça tem como defesa sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a Preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de 14 horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução dá apenas uma cria, e apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a onça-pintada.
Classificação
As preguiças modernas se dividem em dois gêneros: Bradypus, as preguiças-de-três-dedos e Choeloepus, as preguiças-de-dois-dedos. O número de dedos varia somente nas patas anteriores. Ambos os gêneros apresentam nas patas traseiras três artelhos. Apesar de terem modos de vida e aparências semelhantes, as preguiças não são parentes próximas. As do gênero Bradypus se aproximam mais dos membros da família Megaterídeos, enquanto as Choloepus pertencem aos Megaloniquídeos
Espécies
Família Bradypodidae: três dedos
Bradypus variegatus
Bradypus tridactylus
Bradypus torquatus
Família Megalonychidae: dois dedos
Choloepus hoffmanni
Choloepus didactylus
Inclui também algumas espécies extintas de preguiça-gigante
As preguiças vivem apenas nas matas do continente americano e estão divididas em seis espécies diferentes, que podem ter dois ou três-dedos nas patas anteriores.

Apesar de ocuparem o mesmo nicho ecológico, dificilmente se verifica a presença dos dois gêneros em uma mesma área.

No Brasil, existem as seguintes espécies de três-dedos:

Preguiça-comum (B. variegatus) que também é encontrada de Honduras ao norte da Argentina e todas as florestas do Brasil.
Preguiça-de-bentinho (B.tridactylus) que também vive na Venezuela, Bolívia, Rio Orinoco, Guianas
Preguiça-de-coleira (B. torquatus) que vive somente nos nos trecho da Mata Atlântica que vão do Rio de Janeiro ao sul da Bahia, sendo esta a espécie mais ameaçada de extinção.
Em 2001 foi descoberta uma nova espécie no Panamá, a preguiça-anã (B. pygmaeus)

A preguiça-de-dois-dedos (Choloepus didactylus) é encontrada da América Central até São Paulo, no Brasil.

A preguiça-real (Choloepus hoffmanni) vive nas florestas tropicais, desde a Nicarágua até o Brasil Central.

São animais de porte médio (cerca de 3,5 a 6 kg quando adultas), de coloração geral cinza, tracejada de branco ou marrom-ferrugem, podendo ter manchas claras ou negras. A pelagem pode parecer esverdeada graças às algas que se desenvolvem na sua pelagem e que servem de alimento para as lagartas de determinadas espécies de mariposa, que vivem associadas aos bichos-preguiça.

O pelo cresce em sentido diferente dos demais mamíferos, isto é, cresce do ventre em direção ao dorso. Essa adaptação se dá ao fato da preguiça passar quase o tempo todo de cabeça para baixo, o que ajuda a água da chuva a correr sobre o corpo do animal.

Possuem membros compridos, corpo curto, cauda curta e grossa, adaptados para o seu modo de vida (sempre pendurados em galhos da copa de árvores altas).

Possuem 8 ou 9 vértebras cervicais, o que lhes possibilita girar a cabeça 270° sem mover o corpo. Seus movimentos são sempre muito lentos e costumam dormir cerca de 14 horas por dia, por isso receberam o nome.

A sua temperatura corporal é sempre muito próxima à do ambiente, sendo por isso considerados animais homeotérmicos imperfeitos.

Dieta
As preguiças alimentam-se de folhas novas de um número restrito de árvores, dentre as quais se conhece a embaúba, a ingazeira, a figueira, a tararanga. O estômago dos bichos-preguiça é um tanto semelhante ao dos animais ruminantes, pois é dividido em quatro compartimentos e contém uma rica flora bacteriana, que permite a digestão inclusive de folhas com alto teor de compostos naturais tóxicos.

Os dentes das preguiças não têm esmalte, por isso só se alimentam de brotos e folhas. Estão sempre crescendo devido ao contínuo desgaste. Por não ter incisivos, a preguiça parte as folhas usando seus lábios duros.

Podem também se nutrir lambendo as algas que crescem em seus pêlos.

As preguiças nunca bebem água pois a quantidade que elas necessitam para viver é absorvida do próprio alimento, através das paredes intestinais, durante o processo de digestão.
Reprodução
A gestação da preguiça dura quase onze meses. O recém-nascido mede de 20 a 25 cm e pesa cerca de 260 a 320 g. As fêmeas dos bichos-preguiça carregam o filhote nas costas e ventre durante aproximadamente os nove primeiros meses de vida. Durante esse período, a mãe protege o filhote, enquanto ele se prepara para sobreviver sozinho no ambiente da mata.

A expectativa de vida para uma preguiça varia de 30 a 40 anos.

Hábitos
Preferem viver em árvores altas, com copa volumosa e densa e muitos cipós, onde se penduram usando as garras que, embora possam parecer assustadoras, praticamente não servem para nenhuma defesa, devido à lentidão dos seus movimentos. Graças a essa lentidão, à sua coloração e ao fato de permanecerem na copa de árvores muito altas, é muito difícil enxergar as preguiças na mata. Mesmo assim, elas têm predadores naturais, como a Harpia, as onças e algumas serpentes.

Várias espécies de besouro e ácaro se alimentam das fezes das preguiças e usam esses animais principalmente como transporte (forésia).

Urinam e defecam apenas a cada 7 ou 8 dias, sempre no chão, próximo à base da árvore em que costuma se alimentar. Com isso, há uma reciclagem dos nutrientes contidos nas folhas ingeridas pelo animal, que são parcialmente devolvidos à árvore através dos seus dejetos.

Apesar de lentas em terra, as preguiças são excelentes nadadoras.

Status de conservação
Atualmente, o principal predador desses animais é mesmo o homem, que as comercializa em feiras livres e nas margens de rodovias. A ação do homem sobre esses animais tem sido muito facilitada, nos últimos tempos, pela acelerada fragmentação e destruição das matas, o que leva as preguiças a se locomoverem desajeitadamente pela superfície do solo, de uma ilha de mata para outra, em busca de sobrevivência, ficando totalmente expostas à caça e à captura.

A preguiça-de-três-dedos é muito procurada como animal de estimação. Contudo, seu metabolismo lento e adaptado as condições de vida na floresta mostra-se extremamente vulnerável a doenças, causando uma alta mortalidade entre animais em cativeiro.

Graças ao seu temperamento agressivo e a seus caninos afiados, a preguiça-de-dois-dedos não é valorizada como bicho de estimação.

Devido a seu habitat limitado à copa das árvores, e a seus hábitos alimentares especializados, a preguiça é muito afetada pela diminuição das florestas tropicais. Estima-se que venha a ser espécie ameaçada em futuro próximo.

No Brasil ocorrem todas as espécies de preguiças de três dedos, estando o B. torquatus restrito à Mata Atlântica.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Mulungo uma planta do cerrado


A suinã (Erythrina velutina) é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, presente nas margens dos rios entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e na região nordeste do país.

Outros nomes populares: mulungu, canivete, corticeira, corticeira-do-banhado e eritrina.

Simbolicamente, ela é conhecida por possuir alto poder de regeneração. Mesmo quando cortada, a árvore de mulungu renasce ainda mais forte e florida. Muitas pessoas usam suas folhas em chás, devido à sua propriedade calmante.

Mede entre 3 a 5 metros, possui caule espinhoso e folhas grandes. Suas flores são vermelhas vistosas em forma de candelabro.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

IRARA UM ANIMAL DO CERRADO


A irara (Eira barbara) é um animal carnívoro da família dos mustelídeos. É a única espécie do género Eira. Têm um aspecto semelhante às martas e fuinhas, podendo atingir um comprimento de 60 cm (não incluindo a cauda). As iraras habitam as florestas tropicais da América Central e América do Sul.

A irara é também conhecida no Brasil pelo nome de papa-mel, porque esse é um de seus alimentos preferidos. Nos países de língua espanhola, que constituem uma grande parte de seus domínios, a irara é chamada "cabeza de cejo", que significa "cabeça de velho". Sem dúvida é porque o animal tem uma cabeça cinzenta sobre o corpo negro e também porque suas orelhas curtas e arredondadas lhe dão um ar "humano".

Espalhada desde o sul do México até a Argentina, a irara é uma parenta da marta. Seu corpo é esguio, o pescoço alongado e as pernas compridas. Habita as florestas e também os campos. É um escalador muito ágil a as habilidades manuais ficam evidenciadas quando na capitura de um de seus principais alimentos, o mamão. Sem dificuldade alguma ela chega à região dos frutos, prende-se ao alto da árvore com as patas trazeiras e a cauda e com as patas dianteiras vai "desrosquando" a fruta até que a mesma se solte do caule: as palmas de suas patas são lisas, as garras parcialmente retrateis e as articulações de suas pernas lhe permitem "virar as patas" para descer das árvores com a cabeça voltada para baixo.

As iraras são ativas dia e noite, mas descansam nas horas quentes do dia. São escansoriais,solitárias,mas podem ser vistas aos pares, costumam deixar marcas de cheiro nos galhos por onde passam. Adoram frutos e mel, mas são principalmente carnívoras: caçam ratos, aves, esquilos e até cutias. Os filhotes nascem cegos, mas inteiramente cobertos de penugem negra e são facilmente confundidos com filhotes de lontras, porém não apresentam hábitos aquáticos como estes, embora saibam nadar.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bacurizeiro uma planta do cerrado


O bacurizeiro (Platonia insignis ant. Platonia esculenta) é uma grande árvore, da família das Clusiaceae (ant. gutíferas). Nativa da região das Guianas, do Brasil (da Amazônia ao Piauí), Paraguai e partes da Colômbia. Seu fruto recebe o nome de bacuri, mas também é conhecido como landirana, bacury, bakuri, pacuri, pakuri, pakouri, packoeri, pakoeri, maniballi, naranjillo.
É uma árvore decídua de estação seca, de 25 a 40 metros de altura. Tem folhas de 8 a 15 centímetros de comprimento, lanceoladas, coriáceas, flores rosadas de 5 a 7 centímetros, com 5 pétalas e numerosos estames. O fruto são bagas grandes, globosas e amarelas, com polpa amarelada e epicarpo amarelo.
Utilização
Possui muito fósforo, ferro e vitamina C. Do bacuri é feito refrescos e doces, cremes as sementes fornecem óleo que é utilizado como remédio caseiro no tratamento de doenças de pele.
Sua casca exsuda resina usada em veterinária e sua madeira é nobre.
Também foi usada na receita de fabricação de um chopp da cervejaria Amazon Beer de Belém no Pará.
O papagaio Pionites leucogaster foi visto polinizando-o, portanto o bacurizeiro é uma espécie ornitófila.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cuíca-d'água um animal do cerrado


A Cuíca-d'água (Chironectes minimus) é um marsupial da família dos didelfídeos, semi-aquático e noturno, encontrado nos rios e lagos do Sul do México até a Argentina. Tais animais medem cerca de 30 cm de comprimento do corpo, cauda longa, dorso cinza com grandes manchas negras e patas traseiras adaptadas à vida aquática. Alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados aquáticos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ingá uma planta do cerrado


Ingá, fruto da Ingazeira (árvore da subfamília Mimosoideae, muito comum nas margens de rios e lagos), é muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes envolvidas pela sarcotesta branca e adocicada. De acordo alguns, ingá é nome de origem indígena, - que significa "embebido, empapado, ensopado", devido talvez à consistência de sua polpa aquosa (sarcotesta) que envolve as sementes.O ingazeiro costuma apresentar floração mais de uma vez por ano.

São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Inga, e o atual centro de diversidade do gênero é a floresta amazônica, mas o gênero possui representantes no México, Antilhas Maiores e Menores e em toda a América do Sul, sendo um gênero exclusivamente neotropiccal. Em geral, os ingás preferem nascer às margens dos rios, devido à grande quantidade de sementes levadas e depositadas nas várzeas pelas enchentes.

Descrição
Todas as espécies de ingá produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1 m de comprimento, dependendo da espécie, mas no geral, a maioria das espécies possuem frutos com até cerca de 10 – 30 cm de comprimento. As espécies são facilmente reconhecidas a nível de gênero por apresentares folhas compostas, paripinadas, raque foliar normalmente alada, nectários foliares entre cada par de folíolos e sarcotesta envolvendo as sementes. Esta última característica é única na subfamília, o que diferencia Inga dos demais gêneros. E existem várias espécies, que se diferenciam pelo tamanho do fruto, outras pelo tamanho e tipo dos nectários foliares, porém, quase sempre, se utiliza vária características morfológicas para diferenciar as espécies, tarefa que nem sempre é fácil.

A polpa que envolve as sementes, denominada em termos corretos de sarcotesta é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais, e é consumida ao natural.

Também é usada na medicina caseira, sendo útil no tratamento da bronquite (xarope) e como cicatrizante (chá).

A árvore pode chegar a uma altura de 15 metros, é muito utilizada para sombreamento dos cafezais. A planta prefere solos arenosos perto de rios. Com flores de coloração branco-esverdeada, a ingazeira frutifica praticamente em todo o ano.

Espécies
Há vários táxons, como Inga vera subsp. affinis (ingá-doce), Inga laurina (ingá-feijão), Inga subnuda subsp. luschnatiana, Inga marginata, Inga edulis (ingá-cipó), Inga barbata, Inga virescens e outros.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Porco espinho um animal do cerrado


Em Portugal, designa-se por ouriço-caixeiro o Erinaceus europaeus, um mamifero insectivoro da familia Erinaceidae.

No Brasil, ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis) é um porco-espinho arborícola, solitário, notívago e frugívoro, encontrado em florestas tropicais do México até na América do Sul.

O Coendou prehensilis é um pequeno mamífero de 18 a 20 cm de comprimento e cerca de 1 kg de peso máximo, seu corpo é coberto por espinhos curtos e pontiagudos em cor esbranquiçada ou amarelada, misturada com o pelo mais escuro. Esse animal tem hábitos arborícolas e transita com freqüência pelas bordas das matas de galeria, onde pode entrar em contato com animais domésticos e pessoas, ele são animais noturnos, mas que no final do dia já começam a ficar bastante activos. À noite saem para procurar presas, tendo que seu olfato e audição são bastantes aguçados, eles também são animais solitários e territoriais, só se encontram nos meses de abril e agosto para se reproduzirem. Cada ninhada é composta de quatro a sete filhotes, que nascem em um ninho construído com folhas secas. Com três meses de idade, eles podem deixar o ninho. São animais que em condições ideais podem viver até sete anos.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Monjoleiro uma árvore do cerrado

Senegalia polyphylla é o nome científico da planta que possui como nomes populares: anjico-branco (em Minas Gerais e Paraná), anjiquinho (em Minas Gerais), espinheiro (no Mato Grosso), espinheiro-branco (em Sergipe), guarucaia (em São Paulo), monjoleiro (em Minas Gerais, Paraná e São Paulo), paricá-branco de espinho (no Pará), paricá-rana (também no Pará).

Esta leguminosa apresenta porte arbóreo ou arbustivo e acúleos retos ou incurvos, enegrecidos, sem pontas avermelhadas. Apresenta grande variação morfológica e possui três variedades descritas (Rico-Arce 2007).

É uma espécie com ampla distribuição, ocorrendo desde o México à Argentina. No Brasil ocorre nos estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Está presente na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Contribui significativamente, em determinadas áreas, para o índice de valor de cobertura (Silva & Nascimento 2001). É característica dos estágios iniciais de sucessão secundária, sendo recomendada para reflorestamentos mistos com essências nativas (Araújo-Neto et al. 2002).

sábado, 15 de janeiro de 2011

Caititu um animal do cerrado


Caititu, cateto, tateto, patira, pecari ou porco-do-mato (Tayassu tajacu) é um mamífero da ordem dos artiodáctilos, família Tayassuidae da América do Sul.

Morfologia
O caititu é erroneamente chamado de porco-do-mato devido à sua aparente semelhança com os javalis (Sus scrofa). Entretanto, várias características anatômicas o tornam diferente, tais como: a presença de uma glândula odorífera na região dorsal e de uma cauda vestigial de 15 a 55 mm; o osso da perna fundido ao do pé, que resulta em três dígitos na pata posterior, o fígado reduzido, a ausência de vesícula biliar e a presença de um estômago compartimentalizado em estômago glandular, bolsa gástrica e dois sacos cegos (o saco cego cranioventral e saco cego caudodorsal). A presença desse tipo de estômago permite que os caititus se alimentem de itens diversos, incluindo alimentos fibrosos, sobras de legumes, frutos e pequenos vertebrados.

Dentre as três espécies de pecaris existentes, os caititus são os de menor porte. Quando adultos, medem de 75 a 100 cm de comprimento e aproximadamente 45 cm de altura. O peso varia de 14 a 30 kg. A espécie apresenta uma cauda vestigial e um focinho alongado com disco móvel terminal, patas curtas e delgadas e pés pequenos proporcionalmente ao resto do corpo. As patas dianteiras possuem quatro dígitos, sendo dois destes funcionais e as traseiras possuem um dos dígitos não funcional. A espécie possui 38 dentes, sendo os caninos superiores os que mais se destacam. Diferentemente dos porcos verdadeiros, seus caninos são relativamente pequenos e com o crescimento reto e para baixo. Possuem o comportamento de bater os dentes como mecanismo de defesa quando se sentem ameaçados.

A pelagem é longa e áspera, geralmente de tonalidade cinza mesclada de preto, com uma faixa de pelos brancos ao redor do pescoço que dá o aspecto de um colar. Na região dorsal possuem uma crina de pelos mais longos e escuros, que eriçam em situações de estresse ou quando demonstram comportamentos de ameaça. Não existe dimorfismo sexual nessa espécie. No entanto, é possível visualizar o escroto dos machos a curtas distâncias. A glândula dorsal se localiza de 15 a 20 cm na região anterior a base da cauda e tem como função a marcação territorial e social.

Hábitos
Em condições naturais, os hábitos alimentares dos caititus são determinados de acordo com a disponibilidade de alimento. Nas regiões áridas dos Estados Unidos, alimentam-se basicamente de plantas suculentas do gênero Opuntia, já na caatinga brasileira, um amplo bioma xerófito, sua alimentação se compõe de raízes, tubérculos e sementes, visto que a disponibilidade de frutos e folhas depende de um regime de chuvas que pode não existir durante os períodos de secas severas nessa região. Nas florestas tropicais são essencialmente frugívoros, sua alimentação principal são frutos, folhas, raízes e tubérculos, mas podem, eventualmente, consumir larvas, insetos, anfíbios, répteis, entre outros, como fonte de proteína.
Ascendência
Os pecaris divergiram de um ancestral comum dos porcos verdadeiros (Suidae) durante o Eoceno na Eurásia há mais de 37 milhões de anos, portanto, já tiveram ocorrência na Europa e Ásia, mas, atualmente, são animais estritamente americanos. A migração, da América do Norte para a América do Sul, ocorreu durante o grande intercâmbio de mamíferos, no final do período Terciário. TONNI E PASQUALI (2002) relataram que, de acordo com registros fósseis, os pecaris foram um dos primeiros mamíferos norte-americanos que chegaram à América do Sul e que, portanto são os artiodáctilos sul-americanos mais antigos.
Habitat
Atualmente, os pecaris distribuem-se desde o sul dos Estados Unidos, passando por toda América Central e América do Sul a leste dos Andes, até o norte da Argentina.

Esses animais habitam uma grande variedade de ambientes, como áreas desérticas e campos abertos do Arizona e Texas, nos Estados Apesar dessa ampla distribuição, os caititus não habitam áreas de altitudes elevadas.

A unidade social dos caititus varia consideravelmente em tamanho, mas eles tendem a formar na natureza grupos sociais coesos e estáveis, de 5 a 15 indivíduos de diferentes faixas etárias, com um ou mais machos e várias fêmeas adultas. Existe a hipótese de que os caititus foram selecionados para viver em grupos, como uma estratégia para defesa conjunta contra os predadores, já que são presas de grandes carnívoros como os jaguares e coiotes na América do Norte e de onças-pintadas, pardas e, ocasionalmente, de jacarés no Brasil. Em determinadas épocas do ano, ocorre a formação de grandes agrupamentos com mais de 50 animais, pela fusão de dois ou mais grupos. É possível que esses agrupamentos aconteçam como uma resposta dos pecaris às condições de forrageamento ou aos maiores riscos de predação.

SOWLS (1984) registrou que os grupos de caititus vivem em áreas de vida, de 50 a 800 ha nos EUA e, em regiões tropicais, a área varia de 143 a 685 ha. Dentro dos limites de área de vida, os indivíduos do bando, caminham, alimentam-se e descansam, juntos. Os grupos defendem ativamente o território, que consiste de uma zona central, que é usada exclusivamente pelos membros do bando, e as áreas de borda, que são usadas por membros de grupos adjacentes. Não existem interações entre os bandos, mas, ocasionalmente, alguns indivíduos podem mudar de bando e não retornar ao seu grupo original.

A glândula de cheiro presente nesses animais produz uma substância oleaginosa de forte odor, que é utilizada em contextos sociais e não-sociais, como, por exemplo, quando é esfregada em árvores e outros objetos para a marcação territorial. Os grupos de caititus se mantêm coesos através dessas marcações nos indivíduos, pois têm pouca orientação visual, mas o olfato bastante desenvolvido. Através dos comportamentos de esfregamento, recíproco e não-recíproco, os animais esfregam suas glândulas de cheiro uns nos outros, possibilitando aos indivíduos reconhecerem a identidade dos membros do grupo, mantendo, dessa forma, a integridade do bando.

Bacupari uma árvore do cerrado


Bacupari (Garcinia gardneriana (Planchon et Triana) Zappi; Clusiaceae)

Sinonímia: Bacopari, Baacuri-mirim, Bacoparé, Bacopari-miúdo, Bacuri-miúdo, Escropari, Limãozinho, Mangostão-amarelo, Remelento

Sinonímia botânica: Calophyllum madruno Kunth, Garcinia madruno (Kunth) Hammel, Rheedia acuminata (Ruiz & Pav.) Planch. & Triana, Rheedia gardneriana Planch. & Triana, Rheedia kappleri Eyma, Rheedia madruno (Kunth) Planch. & Triana, Rheedia spruceana Engl., Verticillaria acuminata Ruiz & Pav

O fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil da região Amazonica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore dessa fruta, principalmente em regiões urbanas. O viveiro Manequinho Lopes, do Parque do Ibirapuera em São Paulo, recebeu em julho de 2008 a doação de duas mudas com aproximadamente 1,0m de altura e 2,5 anos. Outra muda foi plantada nos jardins da PRODESP, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, sediada no município de Taboão da Serra (SP).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Guaxinim um animal do cerrado


O mão-pelada (Procyon cancrivorus) é um mamífero carnívoro da família dos procionídeos bastante parecido com o guaxinim, porém não possui patas esbranquiçadas. Esse animal habita a região da Costa Rica ao Uruguai. Mede cerca de 60 cm de comprimento, vivendo próximo aos mangues e alimentando-se de caranguejos e insetos. Também é conhecido pelos nomes de cachorro-do-mangue, iguanara, jaguacampeba e jaguacinim.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vinhático uma árvore do cerrado


Plathymenia foliolosa (ou Plathymenia reticulata), conhecida pelos nomes vulgares amarelo acende-candeia, amarelinho, candeia, oiteira, paricazinho, pau-amarelo, pau-de-candeia, vinhático-branco, vinhático-castanho, vinhático-da-mata, vinhático-do-campo, vinhático-do-mato, vinhático-rajado e vinhático-testa-de-boi é uma planta da família das Fabaceae, da subfamília das mimosoídeas e é a única espécie catalogada do género Plathymenia. Etimologicamente, o nome do género faz alusão ao fruto pleno de sementes chatas e largas (plathy), envoltas por membrana (hymenia).

Pensou-se inicialmente que houvesse duas espécies neste género: a Plathymenia reticulata, que habitaria o Cerrado e Plathymenia foliolosa, característica da Mata Atlântica. Em decorrência de estudos efetuados por Warwick e Lewis, em 2003, os dois nomes científicos passaram a ser considerados sinónimos.

O seu habitat distribui-se principalmente no Cerrado brasileiro, sendo encontrado espécimes mais robustas na Mata Atlântica e na Amazônia. Está presente também no Paraguai e na região das Missões Argentinas. Está ameaçada por perda de habitat.

É uma árvore de folha caduca. É uma árvore de importância económica, já que a madeira do seu tronco e raíz, de cor amarela e veios escuros, é de alta qualidade e usada em marcenaria de luxo, apreciada pela sua beleza, durabilidade e pela facilidade com que é trabalhada. É também útil na recuperação de áreas degradadas. Apresenta folhas bipenadas com folíolos ovais, flores brancas e pequenas em espigas cilíndricas, e vagens achatadas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Macaco-Aranha um animal do cerrado


Ateles refere-se a um gênero de mamíferos primatas da família Atelidae. Seus representantes são popularmente conhecidos como macacos-aranha ou coatás.

Espécies
Ateles paniscus - Macaco-aranha-preto
Ateles hybridus
Ateles belzebuth - Coatá-branco
Ateles chamek
Ateles marginatus
Ateles fusciceps
Ateles fusciceps fusciceps
Ateles fusciceps rufiventris
Ateles geoffroyi
Ateles geoffroyi yucatanensis
Ateles geoffroyi vellerosus
Ateles geoffroyi geoffroyi
Ateles geoffroyi ornatus
Ateles geoffroyi grisescens

domingo, 9 de janeiro de 2011

Jabuticaba uma planta do cerrado


jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. 1854[1] ou Plinia trunciflora (O. Berg) Kausel 1956[2]. Segundo Lorenzi et al. [3], a segunda seria outra espécie, a jabuticaba-café.

Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida.

Outros nomes populares: fruita, jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.

Outras espécies de jabuticaba: Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.
Características
É planta perenifólia, higrófila e que exige sol moderado a pleno.

A árvore, de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro.

As folhas, simples, tem até 7 cm de comprimento.


Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.

Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.

É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil colônia, em pomares domésticos.

A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas para armazená-las é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra.

Formas cultivadas
jabuticaba-açu-paulista: frutos grandes de sabor levemente adstringente, consumidos "in natura"
jabuticaba-ponhema: muito produtiva, frutos grandes ligeiramente amargos,usada na produção de geléia
jabuticaba-precoco: frutificação freqüente, frutos pouco resistentes, com casca muito fina
jabuticaba-vermelha: porte baixo, frutos vermelho-vinho.
Componentes
Estão presentes na polpa da jabuticada: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jaboticaba .
Ocorrência
Ocorre na América do Sul, na Bolívia, Brasil e Paraguai, e na América Central, em Honduras e El Salvador.

No Brasil, é encontrada em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.

Mais comum em planícies aluviais da beira de rios e baixadas da mata pluvial e das submatas de altitude, principalmente de pinhais; é rara na mata primária sombria.

Usos
Ornamental, a planta se presta ao paisagismo, além de atrair a avifauna
Usos medicinais
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma.
Suco
O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "jabuticabada", nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usada por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro
Cultivo em pequena escala
O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa e vivem menos tempo, embora produzam mais jovens.

A taxa de germinação das sementes de jabuticaba é baixa. A planta jovem precisa ser mantida em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida.

É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.

Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.

Raposa do campo um animal do cerrado


Raposa-do-campo, raposinha-do-campo, cachorro-de-dentes-pequenos ou jaguapitanga[1] (Pseudalopex vetulus) é um canídeo nativo do Brasil, que habita os campos e cerrados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. A raposa-do-campo é classificada às vezes como Lycalopex vetulus.[2]

É mais ativa à noite, mas também sai de sua toca durante o dia. Os animais dessa espécie vivem sozinhos. O corpo tem 60 centímetros e a cauda mede 30 centímetros. É carnívora e caça aves, pequenos roedores e insetos (gafanhotos).[3]

A fêmea escolhe um local protegido, geralmente uma toca abandonada ou um buraco em um cupinzeiro. Após dois meses de gestação, dá à luz 4 ou 5 filhotes e torna-se muito feroz quando precisa defender a prole.[3]

É um animal muito atento e percebe tudo o que ocorre ao seu redor. A visão, a audição e o olfato são bastante desenvolvidos. É um dos menores cachorros selvagens brasileiros, com uma massa de cerca de 4 kg, e encontra-se em quase todo seu território. A cor de sua pele é cinzento-escura, com a barriga amarelada e a ponta da cauda negra. Tem o costume de atacar galinheiros e rondar casas e acampamentos em busca de comida.[1]

A raposa tem muita influência na cultura brasileira e está presente em algumas histórias infantis. No futebol, a raposa é símbolo de um dos maiores clubes de futebol do Brasil, o Cruzeiro Esporte Clube, que utiliza a figura da mesma como mascote.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Gameleira uma árvore do cerrado


gameleira (Ficus doliaria) é um árvore de grande porte da família das moráceas, do gênero Ficus, com madeira utilizada para a confecção de gamelas e objetos domésticos. Não se confundir com a gameleira-branca, que é outra árvore.
Características
Nativa em todo o Brasil, pode atingir entre 10 e 20 metros de altura. Suas raízes se espalham, formando uma base característica da espécie. Seus frutos são pequenos, redondos, macios e verdes. Suas sementes são pequenas, parecidas com as de figo.

Também chamada de iroko, suas folhas são utilizada no preparo de água sagrada nos rituais da cultura afro basileira.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gato Palheiro um animal do cerrado


O Gato-dos-pampas (Leopardus colocolo), também conhecido pelo nome de gato-palheiro, é um mamífero da família dos felídeos, encontrado do Peru à Argentina e também no Brasil, especialmente em áreas abertas, providas de capins altos. É um felino de pequeno porte, mede de 60 cm a 1 metro e pesa de 1,7 a 6,4 kg, e se assemelha ao gato doméstico. Possui pelagem que varia do marrom-ferrugem ao cinza-alaranjado bem longa, principalmente na linha dorsal e pode eriçar-se durante certas reações do animal, parda, com bandas transversais amarelas ou marrons, que se estendem do dorso aos flancos, e cauda curta de pelagem espessa, com anéis escuros. Os membros possuem partes negras, e as orelhas são grandes e pontiagudas.

De hábitos crepusculares e noturnos, sobem árvores com facilidade e costumam fazem ninhos na copa de pinheiros araucária. A gestação dura 80 dias e número de filhotes por cria geralmente, é de dois a três. Alimenta-se de pequenos roedores e aves terrestres. Está ameaçado por causa da caça para o comércio de peles, tráfico de animais silvestres e destruição de seu habitat.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pimenta-de-macaco uma árvore do cerrado


Familia Annonaceae
Nomes populares - pimenía-de-macaco. pimenta-de-negro. pachinhos, esfola-bainha
Sinonimia botánica - Uvaría aromática Lam.. Xylopia grandiflora St. Hil.
Características morfológicas - Altura de 4-6 m, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Folhas simples, tomentosas em ambas as faces, de 6-14 cm de comprimento.
Ocorrência - Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul, no cerrado.
Madeira - Leve, mole, textura frouxa, fácil de trabalhar, de baixa durabilidade natural.
Utilidade - A madeira pode ser empregada apenas para forros e confecção de caixas leves. Seus frutos são avidamente procurados por várias espécies de pássaros, que consomem o arilo que envolve a semente. Apresenta características ornamentais, principalmente pela ;orma incomum de sua copa; pode ser empregada na arborização de ruas estreitas e no paisagismo em geral. É ótima para o plantio em áreas degradadas de preservação permanente situadas em terrenos pobres e secos.
Informações ecológicas - Planta semidecídua, heliófita, pioneira e seletiva xerófita, característica do cerrado e campo cerrado. Apresenta distribuição ampla, porém, irreguläre descontínua, ocorrendo geralmente em baixa frequência. Apesar de sua característica pioneira é bastante enta no crescimento. Sua frutificação é irregular, produzindo grande
quantidade de sementes apenas a cada 2-3 anos. Fenología - Floresce até duas vezes por ano. porém com maior intensidade nos meses de setembro-novembro. A maturação dos frutos, por conseguinte, ocorre também em duas oportunidades, porém principalmente nos meses de abril-julho.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando uma boa parte dos mesmos encontrarem-se abertos; isto é facilmente evidenciado pela exposição do arilo e parte interna de cor vermelha. Em seguida deixá-los por alguns dias dentro de sacos plásticos para amolecê-los e facilitar a abertura manual dos frutos fechados e remoção das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 11.500 sementes. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 2 meses.
Produção de mudas - Escarificar mecanicamente as sementes antes da semeadura para aumentar a taxa de germinação. Em seguida semeá-las em canteiros contendo substrato organo-arénoso. Cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. O desenvolvimento das mudas é lento, podendo ser levadas para plantio no local definitivo em 9-11 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também lento.

Resultado da enquete

A onça pintada foi eleita o animal mais bonito do cerrado, eu acho que o lobo-guará mas a onça recebeu mais votos e o animal mais belo deste bioma. Apartir de hoje voltarei a postar diariamente.